APRESENTAÇÃO

Inovação da Informação

segunda-feira, 4 de março de 2013

CONJUNTIVITE – Meu zóio tá doendoooo!


Meu olho com a CONJUNTIVITE!
No dia de aniversário do blog, resolvi escrever uma matéria sobre o que estou passando neste exato momento. Há duas semanas atrás, uma menina que trabalha comigo pegou conjuntivite. E eu me achando extremamente imune a pegar esse problema pra mim, não me preocupei. E foi o que ocorreu. Peguei a bendita doença em meus lindos olhinhos... Portanto, resolvi informa-los sobre algumas curiosidades da doença. Dicas, tratamento, o que é, transmissão são alguns dos tópicos que estaremos tratando.
Acessando a internet em busca de algumas informações relevantes, encontrei o site “Minha Vida”. Há 8 anos no ar, o Minha Vida é um portal e saúde e bem-estar focado na construção de relacionamento com consumidores a partir de conteúdo editorial, serviços, e ferramentas de comunidade. O Minha Vida é o maior portal de saúde e bem-estar do Brasil, com mais de 8 milhões de usuários únicos por mês e 10 milhões de cadastrados. A grande missão é "Democratizar informações de saúde e bem-estar através dos novos meios, melhorando a qualidade de vida da população". Em 2010, o conteúdo foi visto por mais de 67 milhões de pessoas no mundo todo. Enfim, neste site encontrei informações de grande valia para vocês leitores do RafitusFly, segue abaixo:

O QUE É CONJUNTIVITE?

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Ela pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.

RafitusFly: No meu caso, por enquanto atingiu apenas o olho direito. E espero ficar apenas uma semana em casa.

CAUSAS

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar.
A conjuntivite pode ser causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

SINTOMAS DE CONJUNTIVITE

·         Olhos vermelhos e lacrimejantes
·         Pálpebras inchadas
·         Sensação de areia ou de ciscos nos olhos
·         Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana)
·         Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral)
·         Coceira
·         Fotofobia (dor ao olhar para a luz)
·         Visão borrada
·         Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.

RafitusFly: Todos esses sintomas estão sendo experimentados por mim.

TRATAMENTO DE CONJUNTIVITE

O tratamento da conjuntivite é determinado pelo agente causador da doença. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Já, o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contra-indicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.
Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde.

RafitusFly: No meu caso, já fui até o oftalmologista na sexta feira (01 de Março) – data em que detectei o inchaço no meu olho. O mesmo me disse que estava no inicio a doença. Me receitou um colírio para ser usado de 4 em 4 horas, apenas uma gota. Em caso de a mesma piorar na segunda feira (hoje), voltar até o consultório para uma análise.
Tenho lavado constantemente os meus olhos e seguido corretamente às doses do colírio.

Encontrei dicas mais práticas e mais informações de extrema relevância para análise:

OLHOS VERMELHOS NÃO INDICAM CONJUNTIVITE
De acordo com a especialista, só os olhos vermelhos não bastam para diagnosticar a conjuntivite. "A doença vem acompanhada de pálpebras inchadas; sensação de areia ou de ciscos nos olhos; secreção e coceira", explica.

QUEM ESTÁ COM CONJUNTIVITE NÃO PODE USAR LENTES DE CONTATO
Como a inflamação causa grande irritação nos olhos, as lentes de contato podem piorar ainda mais o quadro. Por esse motivo, a dica da especialista é deixá-las de lado no mínimo por 15 dias. "O mais sensato é suspender o uso e utilizar os óculos até que a inflamação seja curada. Além disso, usando as lentes com os olhos infectados, você pode contaminá-las", afirma.

A CONJUNTIVITE TAMBÉM PODE SER, SIMPLESMENTE, UMA ALERGIA
Ela é provocada por agentes externos que irritam os olhos. Na maioria dos casos, ela está diretamente associada ao sol e a exposição exagerada aos raios ultravioleta. "Para evitá-la, recomendamos o uso de boné e óculos com lentes com filtro, além da constante lubrificação dos olhos com lágrimas artificiais", diz Sandra Alice Falvo

A DOENÇA PRECISA DE ACOMPANHAMENTO DE UM ESPECIALISTA
Diferente do que muita gente acredita, a conjuntivite precisa de um tratamento especifico, e a automedicação pode trazer perigos. Ao suspeitar de conjuntivite, o paciente não deve sair por aí, comprando colírios indicados por amigos. A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um oftalmologista. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem agravar ainda mais a inflamação.

CUIDADOS COM A HIGIENE DEVEM SER REDOBRADOS
Quem está com a doença precisa redobrar os cuidados com a higiene para não agravar o caso. "Lavar bem os olhos e fazer compressas com água gelada - que deve ser filtrada e fervida - ou com soro fisiológico, também ajudam a aliviar os incômodos", afirma a especialista.

O COLÍRIO INDICADO DEPENDE DO TIPO DE CONJUNTIVITE
 A preocupação com a auto-medicação não é a toa. O uso do medicamento depende do tipo de conjuntivite, como explica a oftalmologista. "Uma vez diagnosticada a causa da conjuntivite, o especialista prescreve o tratamento adequado. Se esta tiver origem bacteriana, utiliza-se a antibioticoterapia, se a causa for virótica, emprega-se o tratamento para alívio dos sintomas, bem como hábitos especiais de higiene, ajudando desta forma, a controlar o contágio e a evolução da doença", explica.

OS CUIDADOS QUE PREVINEM A INFECÇÃO DA DOENÇA: 
  • Lave com freqüência o rosto e as mãos, evitando levar os microorganismos aos olhos;
  •  Aumente a freqüência de troca de toalhas ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos; 
  • Evite coçar os olhos; 
  • Evite a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgenos (pólen) que podem causar a conjuntivite. 
  • Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas); 
  • Use óculos de mergulho para nadar, ou óculos de proteção se você trabalha com produtos químicos; 
  • Evite nadar em piscinas sem cloro ou em lagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário