APRESENTAÇÃO

Inovação da Informação

quinta-feira, 10 de março de 2011

REGRAS DO JOGO UNO

Conforme indicação de meu grande amigo Eraldo Souza (http://www.vidawebradio.blogspot.com/), resolvi postar sobre este assunto, pois existem muitas regras distintas e cada grupo que você senta para jogar é uma regra nova. Em nosso acampamento de carnaval esse ano (2011 - Araraquara) não foi diferente. Muitos grupos se divertindo com o jogo, porém, várias regras rolando.

Porém, o legal deste jogo é certamente isso. A adversidade de versões, a que melhor se adaptar está valendo. Portanto, segue abaixo algumas idéias para adicionar ao seu jogo ou simplesmente aprender.

Antes, estarei postando algumas curiosidades do jogo. BOM DIVERTIMENTO A TODOS E JOGAR SOMENTE POR DIVERSÃO E NADA DE "PORRADA".


Origem

Uno (em espanhol e italiano: um) é um jogo de cartas com detalhes especiais, desenvolvido por Merle Robbins e familiares em 1969. Hoje é vendido pela Mattel. Uno é um dos jogos de cartas mais vendidos no mundo.

Regras Oficiais

O jogo deve ser jogado por maiores de 07 anos, e entre 02 e 11 jogadores. O baralho é composto por cartas de quatro cores: verde, amarelo, vermelho e azul. As fileiras de cada cor variam entre 0 e 9. Existem três ações especiais para cada tipo de cor de carta, identificadas como "pular", "pescar duas" e "inverter". Há também cartas de ações especiais com fundo preto, "coringa" e "coringa comprar quatro". Para cada carta regular ou de ação, existem duas das mesmas no baralho, com exceção do 0, que só possui uma unidade. Há quatro "coringas" e quatro "coringas - comprar quatro", o que resulta num total de 108 cartas. Para diferenciar o 6 do 9, é utilizado um sublinhado embaixo da carta respectiva.


RAFITUSFLY

O início do jogo deverá ser em ordem anti-horária, após a pessoa que embaralhou as cartas.

Funções básicas e que geram algumas dúvidas

A carta de número 7 (qualquer cor) - efeitos no jogo:
  • Todos devem ficar em silêncio até o jogo passar pelo participante que inseriu a carta no monte.
  • Caso, você possua apenas uma carta (e terá que dizer UNO), não poderá dizer absolutamente nada, podendo assim ter que “comprar” uma carta do monte. Então neste caso, bata na mesa e indique que você está com apenas uma carta.
  • Caso alguém diga algo durante o período de silêncio da carta 7, deverá “comprar” uma carta do monte.
A carta de número +4 (curinga) – efeitos no jogo:
  • O seguinte a jogar deverá “comprar” quatro cartas no monte. Se possuir um curinga (+4) poderá utilizá-lo em sua defesa passando para o seguinte o dever de “comprar” mais oito cartas. E assim por diante.
  • O participante que jogou a carta deverá escolher a cor que prosseguirá o jogo.
  • Só poderá ser cortado o jogo nesta carta por outra carta +4.
A carta de número +2 (curinga) – efeitos no jogo:
  • O seguinte a jogar deverá “comprar” duas cartas no monte. Se possuir um curinga (+2) poderá utilizá-lo em sua defesa passando para o seguinte o dever de “comprar” mais quatro cartas. E assim por diante.
  • Só poderá ser cortado o jogo nessa carta por outra carta +2 da mesma cor.
  • O jogo prosseguirá com a cor da carta +2 inserida.
 Jogador possui apenas uma carta – efeitos no jogo:
  • O jogador deverá gritar: UNO ou se estiver em efeito da carta 07, deverá indicar batendo na mesa.
  • Caso não prosseguir na regra anterior e outro participante o adverti-lo o mesmo deverá “comprar” uma carta do monte.
Carta de número 0 (qualquer cor) – efeitos no jogo:
  • O participante poderá utilizá-la para trocar suas cartas com qualquer outro participante do jogo.
  • O participante que tiver que entregar suas cartas ao possuidor da carta 0, não poderá dizer em voz alta as cartas que possui (ética no jogo galera).
Duas cartas de mesmo número e cor – efeitos no jogo:
  • Caso o participante possuir em suas cartas duas ou mais da mesma cor e número, poderá descartá-las em sua jogada.
Carta curinga (circulo cortado ao meio) – efeitos no jogo:
  • O próximo participante não deverá jogar, isto é, pula sua vez seguindo assim ao seguinte.
Carta de número 9 (qualquer cor) – efeitos no jogo:
  • Qualquer participante que inserir esta carta no “bolo” deverá todos os demais bater na mesa e o último a realizar este procedimento deverão “comprar” uma carta no monte.
As demais funções deverão ser seguidas conforme já de costume: cartas de mesmo número ou cor, mesmo símbolos e mesmas funcionalidades.

Observação: Pessoal, estas regras são somente as mais comuns. Mas, cada grupo que irá jogar, poderá ficar bem à vontade para criar suas próprias regras. Isso sim torna esse jogo cada vez mais interessante.

BOM JOGO A TODOS.

8 comentários: