APRESENTAÇÃO

Inovação da Informação

segunda-feira, 28 de março de 2011

Qualidade de vida ou está esperando a empresa lhe fornecer?

Hoje em dia a maioria das grandes empresas tem pensado em estratégias de qualidade de vida para seus funcionários. Trazem a eles oportunidades de possuírem tranqüilidade enquanto executam suas funções. Porém, será que os próprios funcionários possuem uma vida de qualidade? Neste post estaremos analisando esta ação de Recursos Humanos que tem sido bastante utilizada de formas e maneiras bem criativa pelas organizações.

Dêem uma olhada no levantamento abaixo tirado da US Department of Health and Human Services:

O objetivo principal de analisarmos a questão de um desenvolvimento do programa de qualidade de vida é: será que os funcionários possuem um cotidiano voltado a essa prática? Atualmente, temos visto uma aceleração muito grande em nossas atividades, muita correria e estamos sempre com o famoso “tempo para nada”. Uma alimentação incorreta (sempre correndo) e principalmente com os famosos fast foods nos trazem as famosas doenças colesterol, diabetes. Não conseguimos ao menos beber no mínimo dois litros de água que é recomendado pelos médicos. Segue abaixo algumas dicas que o RAFITUSFLY levantou para seu cotidiano e pra que você tenha uma vida muito mais saudável:
  • Envolvimento no bem físico:
    • Caminhadas.
    • Pedalar uma bicicleta.
    • Digerir bem os alimentos.
    • Beber o famoso dois litros de água por dia.
    • Se alimentar de três em três horas com frutas.
    • Almoçar com calma e digerir bem os alimentos.

  • Envolvimento no bem mental:
    • Ler um bom livro.
    • Praticar a caminhada e a bicicleta em um parque, distraindo sua mente a outros ambientes de calma e sossego.
    • Viver em contato com a família. Programas familiares são excelentes para relaxar, retirando totalmente o estresse diário.
    • Relacionamento social com amigos.
    • Controle de nossas finanças. Essencial para que todo o estresse nele relacionado seja abolido.

  • Poder de compra:
    • Adquirirmos com responsabilidade bens de nosso desejo pessoal.
    • Jantar em um excelente restaurante.
    • Possuir o hábito de um bom happy hour com amigos (com intuito de falar de assuntos diversos, porém sem conversas do trabalho).
O objetivo principal deste artigo é esclarecer que programas de qualidade de vida implantados pelas empresas são de extrema importância. Porém, os funcionários precisam começar de si mesmo às mudanças em seus hábitos.

Um programa de qualidade de vida bem elaborado é aquele que supri a necessidade da empresa e que se adaptem perfeitamente as condições da mesma. Não adianta as pequenas e médias organizações implantarem, por exemplo, programas que já estão sendo utilizados em grandes empresas. O que vale mesmo é utilizar da imaginação e analisar as estatísticas de como esse processo irá melhorar no desempenho de seus funcionários. Vários fatores devem ser analisados: motivação, desempenho nas funções, alegria por fazer parte da empresa, vontade de trabalhar nesta organização e diversos outros fatores. As implantações de muitos programas de qualidade de vida são vistos de uma outra forma pelas mesmas. O objetivo final sempre acaba beneficiando os funcionários como, por exemplo: creches e babás trabalhando em um local dentro da organização para os filhos dos funcionários. Se analisarmos pelo ponto de vista do funcionário, excelente forma de poupar preocupação na hora de levá-lo para escola ou de hora em hora saber como ele está em casa com a babá e/ou de se preocupar no deslocamento até a escola para buscá-lo na hora do almoço ou fim do expediente. Excelente programa. Mas será que a visão dos diretores da empresa foi de simplesmente beneficiar o funcionário? Estratégia. Essa é a palavra correta. O que mais a empresa precisa, é que todo o seu pensamento esteja ligado aos seus compromissos diário com a empresa e não com a sua vida pessoal. Eles querem tirar sua preocupação com o filho e que você esteja totalmente preocupado com suas metas de venda ou pendências diversas. Quero que saibam que não estou sendo contra a essa iniciativa. Tem auxiliado muito os funcionários no seu dia-a-dia. Porém, os mesmos não podem esquecer de baixar o nível de estresse e seguir as dicas do RAFITUSFLY para manter o nível de sua qualidade de vida.
Com certeza a tendência hoje no mercado, é que esses programas se tornem cada vez mais indispensáveis às organizações. Muitos funcionários talentosos não contentes com a política de Recursos Humanos de sua empresa, com certeza começarão a buscar novos horizontes e/ou oportunidades que lhe traga mais qualidade em sua vida. Segue abaixo algumas dicas de programas de qualidade de vida simples e complexas para as empresas implantarem em seu currículo de benefícios:

  • Academia dentro da empresa (Pão-de-Açucar, Johnson & Johnson, Souza Cruz) – idéia surgiu dos Estados Unidos devido ao grande número de funcionários gordos e sedentários.
  • Campanhas de vacinação contra diversas doenças, minimizando a necessidade de visitas posteriores a médicos ou clínicas para tratamento.
  • Implantação de lanches naturais, frutas e/ou sucos naturais no refeitório da empresa.
  • Programas de caminhadas matinais com todos os funcionários. Pode ser dada premiação aos funcionários que nunca faltam.
  • Salas de lazer dentro da organização, com televisão, sofá confortável, mesa de jogos, ambiente totalmente descontraído.
CURIOSIDADES

São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, é a cidade com maior IDH (índice de desenvolvimento humano) do Brasil.

E segundo a revista de negócios norte-americana Businessweek, Vancouver no Canadá é uma das melhores cidades do mundo para se viver.

Não esqueçam que a empresa pode não oferecer programas de qualidade de vida, porém não podemos deixar de nos cuidar. Nosso dia-a-dia deve ser sempre buscando meios de viver sem o famoso “estou estressado”. Uma das famosas empresas que tem como base essa idéia é a Google que traz o lazer dentro da organização, deixando os funcionários em um ambiente totalmente fácil para exercer suas funções. Segue abaixo fotos de Angel Jiménez de Luís, editor do Gadgetoblog do Diário El Mundo da Google Suíça.










Bom investimento a todos em seu bem-estar.

2 comentários:

  1. Putz... a GOOGLE é uma espécie de paraíso?!?! Que maravilha de lugar pra se trabalhar. Eles ainda pagam os funcionários?!?!?!

    Pois é, Rafa! A situação, em qualquer ambiente de trabalho, é caótica. A busca por produção e lucro atropela até mesmo o objetivo que toda empresa deveria enxergar como principal: a qualidade de vida no trabalho.

    Agora... essas fotos me inspiraram. Um dia, ainda vou montar um estúdio de desenho! E será parecido como isso aí, hehehe

    Abraços o/

    ResponderExcluir
  2. UHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUHSA...

    Realmente... O paraiso...

    Verdade Moiza, acaba caindo no esquecimento o lance principal: qualidade de vida!

    Poxa, monta o estúdio e me chama pra trabalhar com vc...!

    Obrigado pelo comentário!

    Fika na Paz!

    ResponderExcluir