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quarta-feira, 23 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO E ÚLTIMO CONTATO

RAFITUSFLY - RECURSOS HUMANOS

Em contato com o meu gestor em reunião nesta data, discutíamos sobre vários assuntos relacionados com a importância da gestão de pessoas. Como é uma área de grande importância nas empresas nos dias de hoje. Porém, muitas delas não levam esse fato em consideração. Acreditam que as pessoas que ali exercem suas atividades são simplesmente ferramentas para o chamado lucro. Poucas delas conseguem aproveitar e deixam esses seres pensantes e inteligentes ajudarem na tomada de decisão, em idéias que podem ser inovadoras, etc. De acordo com Cícero Penha da empresa ALGAR, até mesmo o rótulo da área que deveria ser a impulsionadora é ignorado, “recursos humanos”. Pois, as pessoas ainda são rotuladas de apenas recursos. Como máquinas. Enfim, o meu objetivo neste post, é mostrar a grande importância do primeiro e último contato com um funcionário (talento) ao ser admitido ou desligado da organização. E isso está totalmente ligado com o fato de valorizarmos os talentos que estarão exercendo suas atividades na empresa e também os talentos que já exerceram e que por algum motivo não fazem mais parte do grupo. Porém, precisa de todo o apoio, melhor tratamento possível para minimizarmos problemas futuros em reclamações trabalhistas.
Na admissão, considero que o primeiro contato é a primeira impressão que o futuro funcionário tem da empresa que irá trabalhar. A expectativa e a ansiedade é uma arma muito perigosa para que qualquer vacilo do funcionário da área de Recursos Humanos em relação ao novo funcionário traga à ele frustração, desmotivação e até mesmo medo de seu novo local de trabalho. A paciência e a atenção são perfis essenciais para esse primeiro contato. Esclarecer todas as dúvidas e localiza-lo nas políticas e cultura da empresa é algo de muito valor. Integrá-lo aos demais funcionários, informar com detalhes e paciência todos os benefícios que ele possui, quais os procedimentos que precisa realizar, etc. O funcionário precisa se sentir respaldado e confiante.
Em um desligamento as ações também devem ser do mesmo modo. Primeiramente, no momento da rescisão. Agir com firmeza, tranqüilidade, não passar certo nervosismo e sim mostrar que você tem o domínio da situação. Muitos psicólogos dizem que após 5 minutos de contato com o funcionário, após um desligamento, você acaba se envolvendo em algo de maior intimidade com o mesmo, isto é, muitos funcionários quando vão ser desligados, acabam tendo uma atitude de desespero, começam a chorar, contar problemas com familiares, muitos dizem que possuem filhos, etc. E os psicólogos afirmam que se o funcionário agir dessa forma, a pessoa que está realizando o desligamento deve concluir todo o processo (pegar assinaturas e encerrar) em 5 minutos, pois como já havia citado, ele acaba se envolvendo com os problemas.
Não só no momento do desligamento (rescisão), mas o contato também é de grande importância no momento da homologação com o ex-funcionário no sindicato ou no ministério do trabalho. Não preciso nem destacar a grande importância do pagamento de todas as verbas rescisórias de maneira correta, isto é, tudo que é direito do ex-funcionário deve ser devidamente paga. Porém, não só na questão da quitação de todas as verbas, mas sim também o contato no momento da homologação é de extrema necessidade. Esclarecer o que está sendo pago. Sanar a todas as dúvidas. Ser extremamente educado, atencioso, ser um bom ouvinte, pois muitos ex-funcionários utilizarão desse momento para desabafar e realizar as mais fortes critica quanto ao seu desligamento. Indico para as empresas, tomarem como política em seus procedimentos de desligamento, ações de benefícios a esses ex-funcionários como, por exemplo, manter durante um período seu convênio médico, realizar a reintegração ao mercado de trabalho indicando o mesmo a outras organizações (enviar seu currículo a outras empresas que possam contratá-lo e assim não ficar sem respaldo), enfim, verificar de acordo com o perfil da empresa o que pode ser feito para auxiliar o ex-funcionário nesse momento difícil da sua vida.

Lembrem-se sempre que manter a educação, paciência, atenção e sempre auxiliar os funcionários tanto na admissão quanto no desligamento, é um ato de respeito e gestão de pessoas. Devemos sempre na admissão lembrar que um novo talento está entrando na empresa e no desligamento sempre ter em mente que está saindo um talento que não se adaptou as políticas e cultura da empresa e/ou está buscando novos desafios.

Desejo a todos boas ações de “talentos humanos” a todos.

2 comentários:

  1. Parabéns! De forma clara e objetiva você conseguiu destacar a importância dos processos na gestão de pessoas visando a ética, o respeito e a dignidade que deve existir na relação "talentos humanos"...

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  2. Nooooossa que honra!

    Muito obrigado Eleandro! Magina, tenho muito a crescer.

    Espero que continue acessando e comentando!

    Obrigado e fike a vontade sempre!

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