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Inovação da Informação

quinta-feira, 24 de março de 2011

FEEDBACK – UMA CONSTANTE IMPORTANTÍSSIMA


Uma das coisas que mais tenho interesse em analisar é o famoso COMPORTAMENTO HUMANO. Como agimos quando somos pressionados, como agimos se somos esquecidos ou desprezados, como agimos em um momento de tomada de decisão importante, como devemos lidar com pessoas sensíveis ou com pessoas explosivas, etc. Possuímos vários exemplos e situações que demonstram quantas reações para certos tipos de comportamentos o ser humano possui. E na vida profissional é muito complicado esse tipo de assunto. Porém, quero destacar nessa postagem, o comportamento humano em relação à falta de um feedback de seu líder. Para iniciarmos todo o processo de estudo, vamos entender o que é o famoso feedback.

Definição

Em administração, feedback (retorno de informação ou, simplesmente, retorno) é o procedimento que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executada por esta, objetivando orientar, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações futuras ou executadas anteriormente.

No processo de desenvolvimento da competência interpessoal o feedback é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros. É ainda, uma atividade executada com a finalidade de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo. Processualmente, é oriundo de uma avaliação de monitoria.

Importante ação administrativa que facilita a consolidação das ações e seus resultados; ou seja, garante retorno ao desencadeador das ações e retorna ao mesmo o resultado.


RAFITUSFLY

Como podemos analisar, é um retorno de informação. A famosa frase: “quem está de fora, enxerga melhor do que as pessoas que estão envolvidas” se encaixam perfeitamente na situação apresentada. Todos os dias agimos de forma “robótica” quanto às ações que desenvolvemos, isto é, sempre praticamos da mesma forma, sem realizarmos uma avaliação de autocrítica. E podemos não estar agradando nosso gestor ou pessoas a nossa volta. Quando falamos de relacionamento interpessoal, entramos na questão do comportamento humano, onde podemos analisar o que os demais tem visto em relação as nossas ações. Com isso um up ocorre em nosso desempenho. Porém, quem é e como deve ser realizado um processo de feedback?

Primeiramente, você líder deve dar uma passada em nosso POST sobre MUNDO CORPORATIVO e verificar alguns conceitos sobre liderança. Com o conceito formado de como ser um bom líder, partimos para o segundo passo. Como devemos realizar um processo de feedback.

  • Primeiro: análise a oportunidade e o local correto para realizar tal procedimento. Deve ser uma conversa em particular, onde as idéias e criticas possam ser tratadas com liberdade.
  • Segundo: Análise se o que você irá advertir em seu funcionário é realmente verdade ou algo que os demais integrantes da equipe “inventaram”. Passe alguns dias analisando se o comportamento do funcionário continuará constantemente errado.
  • Terceiro: Haja sempre com a melhor intenção possível, isto é, caso você esteja pensando em apenas chamar a atenção, criticá-lo e humilha-lo o processo de feedback está completamente nulo. Haja com bondade.
  • Quarto: Verifique se o que você irá adverti-lo tragará algo de desenvolvimento ao seu funcionário. Vai-se resolver o problema ou se irá apenas desmotivá-lo. Analise se essa ação irá melhorar o desempenho da equipe e até mesmo da empresa.
  • Quinto: Leve suas considerações e apresente ao funcionário. Mostre um novo caminho a seguir para o seu desenvolvimento. Acredito que muitos funcionários, criam dentro de si uma forma de crescimento de até 80% após um feedback bem realizado.
O POST não é simplesmente pra você líder de uma equipe ou diretor de uma empresa, e sim também para aqueles que possuem um relacionamento em casa com filhos, maridos e esposas, amigos, irmãos, etc. Temos que possuir o hábito de transmitirmos um bom feedback à pessoas em nossa volta. Lembrem-se sempre, o feedback é sempre uma informação. Seja ela boa ou ruim. E a aceitação também de uma forma boa (aproximando e reforçando a relação) ou uma aceitação ruim (as pessoas se fecham, se protegem e até mesmo se afastam).

JÁ PASSOU POR ALGUMA SITUAÇÃO QUE HOUVE NECESSIDADE TRANSMITIR UM FEEDBACK? QUAL A REAÇÃO? Concorda com a postagem?  

Pratique o feedback e comente o POST. Me dêem um feedback.

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