APRESENTAÇÃO

Inovação da Informação

quinta-feira, 31 de março de 2011

CORINTHIANS – Será que está virando INSS ou Previdência Privada?


 
Depois da vinda de Roberto Carlos (38 anos) e o grande e fenômeno Ronaldo (33 anos), está chegando hoje a presença ilustre do jogador Adriano (29 anos).  Passaram por diversos clubes, realizaram excelentes trabalhos, alguns foram melhores jogadores do mundo e por fim veio jogar no grande clube paulista CORINTHIANS. Adriano irá jogar até Junho de 2012 no clube, conforme contrato já definido e fechado. Apresentou-se nesta data para entrevista aos jornalistas já como jogador oficial do Timão. Como todos os demais jogadores, se apresentaram confiantes e dizendo que o Corinthians é uma família e etc. O melhor de tudo na realidade foi o contrato que foi previamente elaborado com diversas cláusulas contra possíveis indisciplinas do jogador. Enfim, sou corintiano e não estou aqui para passar notícias sobre algo que já ocorreu e que a fiel já acompanhou pela televisão e pela internet. Estou aqui para debater um assunto que estamos sempre vendo nesse clube maravilhoso, porém com algumas falhas. Muitas vezes não consigo compreender se o CORINTHIANS é um clube de futebol ou algo parecido com o INSS ou uma Previdência Privada. Jogadores em fim de sua carreira são contratados, no início fazem aquele espetáculo e por fim acabam sendo alvo de grande critica da torcida e imprensa. Não estão em suas melhores formas e precisam realizar um trabalho demorado para atingir seu melhor desempenho. É engraçado que sempre a grande expectativa é gerada em cima de jogadores com um nível maior de fama. Porque a atenção não foi mais crescente com a contratação do Liedson, também com uma idade bem avançada – 34 anos, porém um grande jogador e que tem demonstrado dentro do campo para que veio ao clube, fazer gols. Não estou criticando o fator idade, mas sim o fator idade + falta de habilidade.

Espero que o Sr. Adriano, não esqueça que a fiel desempenha bem o seu papel como segunda maior torcida do Brasil e irá cobrar sua atuação no clube. Espero também que ele não venha simplesmente para fazer seu “pezinho de meia” e depois se aposentar ou ir terminar sua carreira em outro “timinho” qualquer.

Quero que saibam que sou corintiano e por isso tenho o direito de realizar esta critica. Não venham ao Corinthians com intuito de INSS. Mas sim, honrem a torcida FIEL e façam gols, simplesmente façam gols!

Seja bem vindo Adriano. Tomara que você já esteja em condições de jogar na primeira rodada do Campeonato Brasileiro contra o Grêmio no dia 22 de Maio.

ADRIANO – do Império ao à República.

PARCEIRO e AMIGO!


Gostaria de nesta postagem, homenagear um cara extremamente inteligente, carismático, engraçado, talentoso e principalmente amigo. Meu parceiro de algum tempo. Para melhorar a aparência do RAFITUSFLY, precisei de sua ajuda para um pequeno detalhe, porém importantíssimo. E prontamente me ajudou como um grande amigo.
Seu trabalho é impressionante na área do desenho. Possui um talento fantástico. Já realizou grandes trabalhos e tem se aprimorado cada vez mais. Gostaria de destacar neste post o trabalho dos cartunistas. Pessoas que são extremamente talentosas e muitas vezes pouco valorizadas.
Abaixo, segue exemplos deste trabalho e o novo perfil que o RAFITUSFLY vai passar a ter durante esses dias. Segue também os dados desse grande cartunista, Ilustrador, chargista, caricaturista, quadrinhista e editor gráfico Moisés.
Sigam-no em seu trabalho e divulguem esse grande talento.


DADOS DO CARTUNISTA:

Moisés Gonçalves


segunda-feira, 28 de março de 2011

Qualidade de vida ou está esperando a empresa lhe fornecer?

Hoje em dia a maioria das grandes empresas tem pensado em estratégias de qualidade de vida para seus funcionários. Trazem a eles oportunidades de possuírem tranqüilidade enquanto executam suas funções. Porém, será que os próprios funcionários possuem uma vida de qualidade? Neste post estaremos analisando esta ação de Recursos Humanos que tem sido bastante utilizada de formas e maneiras bem criativa pelas organizações.

Dêem uma olhada no levantamento abaixo tirado da US Department of Health and Human Services:

O objetivo principal de analisarmos a questão de um desenvolvimento do programa de qualidade de vida é: será que os funcionários possuem um cotidiano voltado a essa prática? Atualmente, temos visto uma aceleração muito grande em nossas atividades, muita correria e estamos sempre com o famoso “tempo para nada”. Uma alimentação incorreta (sempre correndo) e principalmente com os famosos fast foods nos trazem as famosas doenças colesterol, diabetes. Não conseguimos ao menos beber no mínimo dois litros de água que é recomendado pelos médicos. Segue abaixo algumas dicas que o RAFITUSFLY levantou para seu cotidiano e pra que você tenha uma vida muito mais saudável:
  • Envolvimento no bem físico:
    • Caminhadas.
    • Pedalar uma bicicleta.
    • Digerir bem os alimentos.
    • Beber o famoso dois litros de água por dia.
    • Se alimentar de três em três horas com frutas.
    • Almoçar com calma e digerir bem os alimentos.

  • Envolvimento no bem mental:
    • Ler um bom livro.
    • Praticar a caminhada e a bicicleta em um parque, distraindo sua mente a outros ambientes de calma e sossego.
    • Viver em contato com a família. Programas familiares são excelentes para relaxar, retirando totalmente o estresse diário.
    • Relacionamento social com amigos.
    • Controle de nossas finanças. Essencial para que todo o estresse nele relacionado seja abolido.

  • Poder de compra:
    • Adquirirmos com responsabilidade bens de nosso desejo pessoal.
    • Jantar em um excelente restaurante.
    • Possuir o hábito de um bom happy hour com amigos (com intuito de falar de assuntos diversos, porém sem conversas do trabalho).
O objetivo principal deste artigo é esclarecer que programas de qualidade de vida implantados pelas empresas são de extrema importância. Porém, os funcionários precisam começar de si mesmo às mudanças em seus hábitos.

Um programa de qualidade de vida bem elaborado é aquele que supri a necessidade da empresa e que se adaptem perfeitamente as condições da mesma. Não adianta as pequenas e médias organizações implantarem, por exemplo, programas que já estão sendo utilizados em grandes empresas. O que vale mesmo é utilizar da imaginação e analisar as estatísticas de como esse processo irá melhorar no desempenho de seus funcionários. Vários fatores devem ser analisados: motivação, desempenho nas funções, alegria por fazer parte da empresa, vontade de trabalhar nesta organização e diversos outros fatores. As implantações de muitos programas de qualidade de vida são vistos de uma outra forma pelas mesmas. O objetivo final sempre acaba beneficiando os funcionários como, por exemplo: creches e babás trabalhando em um local dentro da organização para os filhos dos funcionários. Se analisarmos pelo ponto de vista do funcionário, excelente forma de poupar preocupação na hora de levá-lo para escola ou de hora em hora saber como ele está em casa com a babá e/ou de se preocupar no deslocamento até a escola para buscá-lo na hora do almoço ou fim do expediente. Excelente programa. Mas será que a visão dos diretores da empresa foi de simplesmente beneficiar o funcionário? Estratégia. Essa é a palavra correta. O que mais a empresa precisa, é que todo o seu pensamento esteja ligado aos seus compromissos diário com a empresa e não com a sua vida pessoal. Eles querem tirar sua preocupação com o filho e que você esteja totalmente preocupado com suas metas de venda ou pendências diversas. Quero que saibam que não estou sendo contra a essa iniciativa. Tem auxiliado muito os funcionários no seu dia-a-dia. Porém, os mesmos não podem esquecer de baixar o nível de estresse e seguir as dicas do RAFITUSFLY para manter o nível de sua qualidade de vida.
Com certeza a tendência hoje no mercado, é que esses programas se tornem cada vez mais indispensáveis às organizações. Muitos funcionários talentosos não contentes com a política de Recursos Humanos de sua empresa, com certeza começarão a buscar novos horizontes e/ou oportunidades que lhe traga mais qualidade em sua vida. Segue abaixo algumas dicas de programas de qualidade de vida simples e complexas para as empresas implantarem em seu currículo de benefícios:

  • Academia dentro da empresa (Pão-de-Açucar, Johnson & Johnson, Souza Cruz) – idéia surgiu dos Estados Unidos devido ao grande número de funcionários gordos e sedentários.
  • Campanhas de vacinação contra diversas doenças, minimizando a necessidade de visitas posteriores a médicos ou clínicas para tratamento.
  • Implantação de lanches naturais, frutas e/ou sucos naturais no refeitório da empresa.
  • Programas de caminhadas matinais com todos os funcionários. Pode ser dada premiação aos funcionários que nunca faltam.
  • Salas de lazer dentro da organização, com televisão, sofá confortável, mesa de jogos, ambiente totalmente descontraído.
CURIOSIDADES

São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, é a cidade com maior IDH (índice de desenvolvimento humano) do Brasil.

E segundo a revista de negócios norte-americana Businessweek, Vancouver no Canadá é uma das melhores cidades do mundo para se viver.

Não esqueçam que a empresa pode não oferecer programas de qualidade de vida, porém não podemos deixar de nos cuidar. Nosso dia-a-dia deve ser sempre buscando meios de viver sem o famoso “estou estressado”. Uma das famosas empresas que tem como base essa idéia é a Google que traz o lazer dentro da organização, deixando os funcionários em um ambiente totalmente fácil para exercer suas funções. Segue abaixo fotos de Angel Jiménez de Luís, editor do Gadgetoblog do Diário El Mundo da Google Suíça.










Bom investimento a todos em seu bem-estar.

quinta-feira, 24 de março de 2011

FEEDBACK – UMA CONSTANTE IMPORTANTÍSSIMA


Uma das coisas que mais tenho interesse em analisar é o famoso COMPORTAMENTO HUMANO. Como agimos quando somos pressionados, como agimos se somos esquecidos ou desprezados, como agimos em um momento de tomada de decisão importante, como devemos lidar com pessoas sensíveis ou com pessoas explosivas, etc. Possuímos vários exemplos e situações que demonstram quantas reações para certos tipos de comportamentos o ser humano possui. E na vida profissional é muito complicado esse tipo de assunto. Porém, quero destacar nessa postagem, o comportamento humano em relação à falta de um feedback de seu líder. Para iniciarmos todo o processo de estudo, vamos entender o que é o famoso feedback.

Definição

Em administração, feedback (retorno de informação ou, simplesmente, retorno) é o procedimento que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executada por esta, objetivando orientar, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações futuras ou executadas anteriormente.

No processo de desenvolvimento da competência interpessoal o feedback é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros. É ainda, uma atividade executada com a finalidade de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo. Processualmente, é oriundo de uma avaliação de monitoria.

Importante ação administrativa que facilita a consolidação das ações e seus resultados; ou seja, garante retorno ao desencadeador das ações e retorna ao mesmo o resultado.


RAFITUSFLY

Como podemos analisar, é um retorno de informação. A famosa frase: “quem está de fora, enxerga melhor do que as pessoas que estão envolvidas” se encaixam perfeitamente na situação apresentada. Todos os dias agimos de forma “robótica” quanto às ações que desenvolvemos, isto é, sempre praticamos da mesma forma, sem realizarmos uma avaliação de autocrítica. E podemos não estar agradando nosso gestor ou pessoas a nossa volta. Quando falamos de relacionamento interpessoal, entramos na questão do comportamento humano, onde podemos analisar o que os demais tem visto em relação as nossas ações. Com isso um up ocorre em nosso desempenho. Porém, quem é e como deve ser realizado um processo de feedback?

Primeiramente, você líder deve dar uma passada em nosso POST sobre MUNDO CORPORATIVO e verificar alguns conceitos sobre liderança. Com o conceito formado de como ser um bom líder, partimos para o segundo passo. Como devemos realizar um processo de feedback.

  • Primeiro: análise a oportunidade e o local correto para realizar tal procedimento. Deve ser uma conversa em particular, onde as idéias e criticas possam ser tratadas com liberdade.
  • Segundo: Análise se o que você irá advertir em seu funcionário é realmente verdade ou algo que os demais integrantes da equipe “inventaram”. Passe alguns dias analisando se o comportamento do funcionário continuará constantemente errado.
  • Terceiro: Haja sempre com a melhor intenção possível, isto é, caso você esteja pensando em apenas chamar a atenção, criticá-lo e humilha-lo o processo de feedback está completamente nulo. Haja com bondade.
  • Quarto: Verifique se o que você irá adverti-lo tragará algo de desenvolvimento ao seu funcionário. Vai-se resolver o problema ou se irá apenas desmotivá-lo. Analise se essa ação irá melhorar o desempenho da equipe e até mesmo da empresa.
  • Quinto: Leve suas considerações e apresente ao funcionário. Mostre um novo caminho a seguir para o seu desenvolvimento. Acredito que muitos funcionários, criam dentro de si uma forma de crescimento de até 80% após um feedback bem realizado.
O POST não é simplesmente pra você líder de uma equipe ou diretor de uma empresa, e sim também para aqueles que possuem um relacionamento em casa com filhos, maridos e esposas, amigos, irmãos, etc. Temos que possuir o hábito de transmitirmos um bom feedback à pessoas em nossa volta. Lembrem-se sempre, o feedback é sempre uma informação. Seja ela boa ou ruim. E a aceitação também de uma forma boa (aproximando e reforçando a relação) ou uma aceitação ruim (as pessoas se fecham, se protegem e até mesmo se afastam).

JÁ PASSOU POR ALGUMA SITUAÇÃO QUE HOUVE NECESSIDADE TRANSMITIR UM FEEDBACK? QUAL A REAÇÃO? Concorda com a postagem?  

Pratique o feedback e comente o POST. Me dêem um feedback.

quarta-feira, 23 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO E ÚLTIMO CONTATO

RAFITUSFLY - RECURSOS HUMANOS

Em contato com o meu gestor em reunião nesta data, discutíamos sobre vários assuntos relacionados com a importância da gestão de pessoas. Como é uma área de grande importância nas empresas nos dias de hoje. Porém, muitas delas não levam esse fato em consideração. Acreditam que as pessoas que ali exercem suas atividades são simplesmente ferramentas para o chamado lucro. Poucas delas conseguem aproveitar e deixam esses seres pensantes e inteligentes ajudarem na tomada de decisão, em idéias que podem ser inovadoras, etc. De acordo com Cícero Penha da empresa ALGAR, até mesmo o rótulo da área que deveria ser a impulsionadora é ignorado, “recursos humanos”. Pois, as pessoas ainda são rotuladas de apenas recursos. Como máquinas. Enfim, o meu objetivo neste post, é mostrar a grande importância do primeiro e último contato com um funcionário (talento) ao ser admitido ou desligado da organização. E isso está totalmente ligado com o fato de valorizarmos os talentos que estarão exercendo suas atividades na empresa e também os talentos que já exerceram e que por algum motivo não fazem mais parte do grupo. Porém, precisa de todo o apoio, melhor tratamento possível para minimizarmos problemas futuros em reclamações trabalhistas.
Na admissão, considero que o primeiro contato é a primeira impressão que o futuro funcionário tem da empresa que irá trabalhar. A expectativa e a ansiedade é uma arma muito perigosa para que qualquer vacilo do funcionário da área de Recursos Humanos em relação ao novo funcionário traga à ele frustração, desmotivação e até mesmo medo de seu novo local de trabalho. A paciência e a atenção são perfis essenciais para esse primeiro contato. Esclarecer todas as dúvidas e localiza-lo nas políticas e cultura da empresa é algo de muito valor. Integrá-lo aos demais funcionários, informar com detalhes e paciência todos os benefícios que ele possui, quais os procedimentos que precisa realizar, etc. O funcionário precisa se sentir respaldado e confiante.
Em um desligamento as ações também devem ser do mesmo modo. Primeiramente, no momento da rescisão. Agir com firmeza, tranqüilidade, não passar certo nervosismo e sim mostrar que você tem o domínio da situação. Muitos psicólogos dizem que após 5 minutos de contato com o funcionário, após um desligamento, você acaba se envolvendo em algo de maior intimidade com o mesmo, isto é, muitos funcionários quando vão ser desligados, acabam tendo uma atitude de desespero, começam a chorar, contar problemas com familiares, muitos dizem que possuem filhos, etc. E os psicólogos afirmam que se o funcionário agir dessa forma, a pessoa que está realizando o desligamento deve concluir todo o processo (pegar assinaturas e encerrar) em 5 minutos, pois como já havia citado, ele acaba se envolvendo com os problemas.
Não só no momento do desligamento (rescisão), mas o contato também é de grande importância no momento da homologação com o ex-funcionário no sindicato ou no ministério do trabalho. Não preciso nem destacar a grande importância do pagamento de todas as verbas rescisórias de maneira correta, isto é, tudo que é direito do ex-funcionário deve ser devidamente paga. Porém, não só na questão da quitação de todas as verbas, mas sim também o contato no momento da homologação é de extrema necessidade. Esclarecer o que está sendo pago. Sanar a todas as dúvidas. Ser extremamente educado, atencioso, ser um bom ouvinte, pois muitos ex-funcionários utilizarão desse momento para desabafar e realizar as mais fortes critica quanto ao seu desligamento. Indico para as empresas, tomarem como política em seus procedimentos de desligamento, ações de benefícios a esses ex-funcionários como, por exemplo, manter durante um período seu convênio médico, realizar a reintegração ao mercado de trabalho indicando o mesmo a outras organizações (enviar seu currículo a outras empresas que possam contratá-lo e assim não ficar sem respaldo), enfim, verificar de acordo com o perfil da empresa o que pode ser feito para auxiliar o ex-funcionário nesse momento difícil da sua vida.

Lembrem-se sempre que manter a educação, paciência, atenção e sempre auxiliar os funcionários tanto na admissão quanto no desligamento, é um ato de respeito e gestão de pessoas. Devemos sempre na admissão lembrar que um novo talento está entrando na empresa e no desligamento sempre ter em mente que está saindo um talento que não se adaptou as políticas e cultura da empresa e/ou está buscando novos desafios.

Desejo a todos boas ações de “talentos humanos” a todos.

domingo, 20 de março de 2011

MUNDO CORPORATIVO!

PARA REFLETIR - RECURSOS HUMANOS

Recebi há um tempo atrás o e-mail abaixo com essa ilustração tão simples, porém tão real no mundo empresarial. Valor, essa é a palavra chave.

Como funciona o Mundo Corporativo...

Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho.

A formiga era produtiva e feliz.

O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão.

Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada.

E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.

A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.

Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.

O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.

A barata, então, contratou uma mosca e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!

O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava.

O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial.

A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.

A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer um estudo de clima.

Mas, o marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía : Há muita gente nesta empresa!

E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?

A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.

Já viu esse filme antes?

RAFITUSFLY

Cuidado senhores gestores de todo o mundo corporativo. Precisamos dar valor às nossas formiguinhas, que realmente são aquelas que amam seu trabalho e desenvolvem seu trabalho com muita dedicação e profissionalismo.

Segue abaixo alguns itens essenciais que levantei para o bom líder.

  • Saber escutar (analise com carinho as propostas de seus subordinados e escute-os sempre que for necessário).
  • Não fique “em cima do muro” (tenha sua opinião formada a respeito de todos os assuntos, discorde quando for necessário e sempre se posicione sobre os assuntos de sua equipe – nunca defenda os dois lados e sim se posicione do lado que você acredita estar correto).
  • Seja sempre verdadeiro (nunca diga algo pra motivar seu subordinado se o que você está dizendo é mentira).
  • Seja educado ao advertir seu subordinado.
  • Se intere de todos os ocorridos de sua equipe – é de sua responsabilidade.
  • Enfim, lidere com amor.

POST HUMOR

MULHER SOFRE QUANDO O PERU É GRANDE

sexta-feira, 18 de março de 2011

Perfeito, ninguém mais usa a escada rolante...

Escada de metrô é transformada em piano

A ação, feita em conjunto pela agência de publicidade DDB e pela Volkswagen, foi implantada em um metrô de Estocolmo, na Suécia.
Imagine que você está descendo as escadas do metrô, como faz habitualmente todos os dias, e começa a ouvir sons de piano, tocado em ritmo que vai de acordo com os seus passos. Essa foi à proposta da agência de publicidade DDB em uma parceria com a Volkswagen.

As duas empresas se reuniram para criarem um experimento chamado, Fun Theory (algo como "teoria divertida", em inglês), uma tentativa bem ambiciosa de tentar mudar os hábitos sedentários dos moradores da capital da Suécia, Estocolmo.

Para isso, transformou as escadas de uma estação de metrô em um piano, o que aumentou surpreendentemente o uso das escadas em 66%. O resultado você confere no vídeo.

quinta-feira, 17 de março de 2011

LOKURA DE VIDEO!


Liderança, solidariedade ou vaias?


Recebi esse e-mail há um tempo atrás de uma grande amiga. E achei interessante postar algo desse tipo. Hoje nos deparamos muito com esse tipo de ocorrido. E não possuímos a audácia de nos levantar e ajudar o próximo. Simplesmente olhamos ao nosso umbigo e nos acomodamos em nossa vidinha. Segue abaixo essa grande história e segue também o vídeo do acontecimento.

Que isso sirva pra vocês pensarem que devemos sempre “amar ao próximo como a nós mesmos”.

A menina, 13 anos, Natalie Gilbert, ganhou um prêmio e foi cantar o Star Spangled Banner, hino dos EUA, no jogo da NBA. Vinte mil pessoas no estádio, ela afinadinha. Aí o braço tremeu, ela engasgou, esqueceu a letra... DEU BRANCO! Treze anos. Sozinha, ali no meio...

PÚBLICO ESTUPEFATO ameaça uma VAIA. De repente, Mo Cheeks, técnico dos Portland Trail Blazers, aparece ao seu lado e começa a cantar, incentivando-a, e trazendo o público junto.

Bonita CENA e o que é mais incrível só o técnico tomou a iniciativa de ir até lá para ajudar, enquanto os demais à volta dela só observavam estupefatos...

Mostra como uma atitude de LIDERANÇA e SOLIDARIEDADE, NA HORA CERTA, pode fazer uma grande diferença, para ajudarmos um ser humano e mudar a história do JOGO da vida.

Será que isso já não aconteceu em nossas vidas?

E a nossa atitude foi a do técnico Mo Cheeks ou da de todos que estavam ao redor, comum e de descaso?
 
TEM GENTE QUE ESTÁ NO MUNDO PARA AJUDAR. OUTROS PARA VAIAR. PENSE NISSO.

AGORA, VEJA O FILME...


quarta-feira, 16 de março de 2011

PRECISA-SE DE FUNCIONÁRIOS QUE FALEM EM MANDARIM

RAFITUSFLY - RECURSOS HUMANOS - CULTURA ORGANIZACIONAL

Em 2012 está programado para a chegada da mais esperada fábrica da Hyundai em solo paulista. Em Piracicaba será montado o grande empreendimento que anda estimulando e mexendo bastante os 364.872 habitantes dessa cidade do interior de São Paulo.
Uma curiosidade muito importante e bem diferenciada para nós os brasileiros, é que terá que haver uma adaptação em alguns pavimentos da fábrica como, por exemplo, os banheiros. Terá que haver banheiros para os brasileiros e para os coreanos, isto mesmo, está achando estranho? Conforme informação obtida, a cultura coreana é bem peculiar. A maneira que utilizam do banheiro para realizar suas necessidades, são em pé. Pois destacam que para alivio de suas necessidades de maneira sentada muitos empregados utilizam como forma de descanso e acabam dormindo nos banheiros. E por isso planejaram uma forma do funcionário apenas utilizar do recinto, extremamente o necessário. Isso ocorre em algumas fábricas (coreanas) já instaladas no Brasil.
Os ambientes são diferenciados, o tipo de negociação será diferenciado. Será necessário um update dos candidatos e possíveis funcionários tanto na cultura quanto na língua falada.
E para demonstrar bastante o lado da cultura organizacional, encontrei uma matéria da Folha de São Paulo, onde destaca exatamente essa adaptação que deve ocorrer. Linguagem, cultura, alimentação e entre outros fatores acabam mexendo com toda uma cidade. Vejam a seguir:

Montadoras modificam o cotidiano do interior de SP

Algo improvável há pouco mais de um ano, encontrar um coreano em Piracicaba (160 km de São Paulo) é mais fácil do que achar um ponto de venda das pamonhas da terra do "erre" puxado.
A montadora Hyundai só começa a operar em solo piracicabano em 2012, mas a chegada dos executivos e engenheiros -com familiares- tem transformado o cotidiano e parte dos setores de comércio e serviços da cidade.
Em Piracicaba, dois restaurantes coreanos foram abertos em 2010. Um deles, por empresários que atendiam à Hyundai da Rússia; o outro, pelos empreendedores ligados à unidade da empresa nos Estados Unidos.
Um terceiro estabelecimento está prestes a ser inaugurado por um grupo de investidores da comunidade coreana de São Paulo, segundo Waldemar Peres Júnior, relações governamentais da Hyundai no país.
Segundo ele, há cerca de 150 coreanos vivendo atualmente em Piracicaba, mas o número deve crescer.
O hotel New Life, que adaptou serviços por conta dos estrangeiros, hospeda hoje 50 funcionários da montadora e recebeu a informação da chegada de pelo menos 30 neste mês, disse o gerente Mauro Teixeira Junior.
Enquanto isso, uma família de coreanos que vive em São Paulo já prepara o terreno para se instalar em Piracicaba com um hotel destinado ao estilo de vida dos empresários da montadora.
O movimento atinge ainda o setor educacional. Dois colégios da cidade, o Piracicabano e o Luiz de Queiroz, têm filhos de executivos e engenheiros da montadora entre os alunos. As escolas tentam absorver a novidade.
"Estou estudando coreano para me comunicar com os pais dos alunos", afirma a coordenadora de ensino do Piracicabano, Joselane da Silva, 47. O curso oferecido tem três alunos coreanos.
Já o Luiz de Queiroz contratou a coreana Andréia (nome adotado no Brasil) Sung Mi Kang, 48, para dar apoio pedagógico a seis estudantes e suas famílias. Há décadas no Brasil, ela ensina português a seus conterrâneos.

EUFORIA

"Eles sentem que Piracicaba está muito eufórica com a chegada da empresa. São um pouco fechados, mas percebem a expectativa de empregos e desenvolvimento das pessoas", disse o arquiteto Evandro Kim, 30, descendente de coreanos que trabalha na obra da Hyundai.

Fonte: Folha de São Paulo – 10 de Março 2011 - http://www.folha.uol.com.br/

terça-feira, 15 de março de 2011

CAMPANHA - RAFITUSFLY em seus FAVORITOS!

CAMPANHA:

Coloque o BLOG RAFITUSFLY em seus favoritos!

Sempre haverá novidades imperdíveis!

HORA DA PIADA - CRITICA


HORA DE DAR RISADA E CRITICAR O NOSSO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

TELEFONEMA DO SUS...

O telefone toca e a dona da casa atende:
- Alô!
- Sra. Silvia, por favor.
- É ela.
- Aqui é Dr. Arruda do Laboratório. Ontem, quando o médico enviou a biopsia do seu marido para o laboratório, uma biopsia de um outro Sr. Silva chegou também e agora não sabemos qual é do seu marido e infelizmente, os resultados são ambos ruins...
- O que o senhor quer dizer?
- Um dos exames deu positivo para Alzheimer e o outro deu positivo para AIDS. Nós não sabemos qual é o do seu marido.
- Nossa! Vocês não podem repetir os exames?
- O SUS somente paga esses exames caros uma única vez por paciente.
- Bem, o Senhor me aconselha a fazer o quê?
- O SUS aconselha que a senhora leve seu marido para algum lugar bem longe da sua casa e o deixe por lá. Se ele conseguir achar o caminho de volta, não faça mais sexo com ele.

RAFITUSFLY

Realmente galera. Nos dias de hoje se você possui convênio médico, valorize-o. Com certeza, grandes médicos estão atendendo no SUS, porém o atendimento, agendamento de consultas, comprometimento desses médicos estão deixando a desejar. Falta respeito a população. Eu, particularmente possuo convênio médico, porém já fui atendido pelo hospital público e não possuo nenhuma reclamação, mas vemos direto na televisão notícias que nos deixam cada vez mais triste de como o descaso com idosos, crianças e em geral a população é grande. Todos têm direito a um atendimento de respeito. Segue a critica para que as prefeituras se conscientizem do ocorrido. Médicos se esforcem para conseguir um agendamento mais rápido de consultas, recepção com mais educação (a maioria são extremamente estressada e má educada) e que a verba que deveria ser destinada aos hospitais públicos e postinhos de saúde sejam realmente destinada a esses fins.
Qualquer dúvida em relação às funcionalidades, disposições gerais, objetivos e atribuições sobre a promoção, proteção e recuperação da saúde pode verificar na LEI nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm).

Pessoal, bom atendimento médico a todos!

segunda-feira, 14 de março de 2011

TAM - 7 Mandamentos Comandante Rolim


Estudei no MBA - Gestão de Pessoas deste sábado, um case da grande e bem sucedida empresa TAM Linhas Aéreas S/A. E verificamos a questão da cultura nas empresas. Como é difícil a questão do processo sucessório quando o presidente da organização falece, caso da empresa TAM. A questão da cultura é muito complicada, pois muitos líderes são envolvidos com a ânsia do fundador em realizar seu sonho e acabam acreditando também nessa realização. Ao verem o sonho realizado, mesmo que o fundador não esteja mais envolvido (caso de falecimento), essas pessoas se tornam seguidores acreditando que nada deve ser mudado porque “deu certo”. Dessa maneira, influenciam todos ao seu redor e dificultam a administração dos novos sucessores que precisam se adaptar a cultura da organização e continuar o trabalho. Isso ocorreu com a empresa TAM, comandante Rolim (grande marco na organização – início em 1971), muda a trajetória da empresa com grande sucesso e com envolvimento de todos os funcionários. E em 1997, o comandante cria os "Sete Mandamentos TAM". Trata-se de normas de conduta que considerava primordial tanto para ele quanto para todos os seus colaboradores. Foram sempre - e são até hoje - lembradas e estimuladas no dia a dia da empresa.

São eles:
1 - Nada substitui o lucro
2 - Em busca do ótimo não se faz o bom
3 - Mais importante que o cliente é a segurança
4 - A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder
5 - Pensem muito antes de agir
6 - A humildade é fundamental
7 - Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar


RAFITUSFLY

Com certeza esses mandamentos não são somente para utilização na TAM, mas sim também em nosso dia-a-dia. Em cada ação e tomada de decisão precisamos tê-los em mente. Na gestão de pessoas principalmente. É muito bom se fizemos um painel e fixarmos em um lugar bem visível e todos os dias estarmos nos lembrando de cada mandamento.
Podemos observar também que no próprio processo seletivo da empresa TAM esses mandamentos são lembrados. Não é avaliada somente a formação acadêmica (conhecimento) dos candidatos, mas sim toda a sua identidade com a cultura organizacional, isto é, o quanto cada candidato possui dos 07 mandamentos do comandante.
Outro fato importante que podemos aprender com a história do comandante Rolim é uma questão bastante esquecida nos dias de hoje. Sonhos. Precisamos muito entregar nossos sonhos na mão de Deus e lutar por eles. Quando houver oportunidade, entrem no site da TAM e confiram toda a história do comandante, uma demonstração de quando temos dificuldades devemos sempre ter um foco. Foco de crescimento e de qual é o nosso objetivo, nossa missão. E sempre estarmos atentos às oportunidades. Não deixa-las passar.
Gostaria de concluir com uma frase do comandante Rolim que diz: "Toda grande obra é fruto da obsessão de um sonhador".

E o grande sucesso da empresa TAM pode destacar-se primeiramente na visão da organização:

“Visão: Trabalhar com o Espírito de Servir faz as pessoas mais felizes.”

E dê uma olhada a que Jesus diz sobre o fato de servir: 

“Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Marcos 10:45.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Carreira, sucesso, porém PARCERIAS!


Às vezes passamos por situações bem desesperadoras, porém precisamos sempre manter a calma e pensar muito antes de agir. Mas, falar é muito fácil e o difícil mesmo é durante o nosso dia-a-dia lembrar de utilizarmos essa ferramenta tão importante que é o nosso cérebro. E muitas vezes as nossas ações sempre são pensando em nós mesmos e não pensamos nas demais pessoas a nossa volta. 

Agir, agir, agir, sempre agir e não parar para pensar é uma falha muito grande em nossa carreira profissional e porque não em nossa vida pessoal. Jesus quando diz que o maior mandamento é “amar ao Senhor teu Deus de todo o CORAÇÃO, ALMA e ENTENDIMENTO” e o segundo maior é “amarás ao teu próximo como a ti mesmo”, quer dizer em mesma quantidade. Se você crescer em sua carreira e olhar para trás e ver que os demais somente estão machucados com suas ações então provavelmente não valeu a pena. 

Acredite seu objetivo final, deve ser ajude ao próximo, não somente pobres, mendigos e necessitados, mas sim pessoas ao seu redor. Verifiquei que nesse vídeo demonstra exatamente isso. Seu sucesso só valerá a pena quando o respeito for algo sincero, a falsidade for esquecida e o pensamento esteja apenas ligado ao seu parceiro do lado. 

O comportamento deve ser algo bastante trabalhado. E as ações bastante controladas para adquirimos sucesso e amor.



REGRAS DO JOGO UNO

Conforme indicação de meu grande amigo Eraldo Souza (http://www.vidawebradio.blogspot.com/), resolvi postar sobre este assunto, pois existem muitas regras distintas e cada grupo que você senta para jogar é uma regra nova. Em nosso acampamento de carnaval esse ano (2011 - Araraquara) não foi diferente. Muitos grupos se divertindo com o jogo, porém, várias regras rolando.

Porém, o legal deste jogo é certamente isso. A adversidade de versões, a que melhor se adaptar está valendo. Portanto, segue abaixo algumas idéias para adicionar ao seu jogo ou simplesmente aprender.

Antes, estarei postando algumas curiosidades do jogo. BOM DIVERTIMENTO A TODOS E JOGAR SOMENTE POR DIVERSÃO E NADA DE "PORRADA".


Origem

Uno (em espanhol e italiano: um) é um jogo de cartas com detalhes especiais, desenvolvido por Merle Robbins e familiares em 1969. Hoje é vendido pela Mattel. Uno é um dos jogos de cartas mais vendidos no mundo.

Regras Oficiais

O jogo deve ser jogado por maiores de 07 anos, e entre 02 e 11 jogadores. O baralho é composto por cartas de quatro cores: verde, amarelo, vermelho e azul. As fileiras de cada cor variam entre 0 e 9. Existem três ações especiais para cada tipo de cor de carta, identificadas como "pular", "pescar duas" e "inverter". Há também cartas de ações especiais com fundo preto, "coringa" e "coringa comprar quatro". Para cada carta regular ou de ação, existem duas das mesmas no baralho, com exceção do 0, que só possui uma unidade. Há quatro "coringas" e quatro "coringas - comprar quatro", o que resulta num total de 108 cartas. Para diferenciar o 6 do 9, é utilizado um sublinhado embaixo da carta respectiva.


RAFITUSFLY

O início do jogo deverá ser em ordem anti-horária, após a pessoa que embaralhou as cartas.

Funções básicas e que geram algumas dúvidas

A carta de número 7 (qualquer cor) - efeitos no jogo:
  • Todos devem ficar em silêncio até o jogo passar pelo participante que inseriu a carta no monte.
  • Caso, você possua apenas uma carta (e terá que dizer UNO), não poderá dizer absolutamente nada, podendo assim ter que “comprar” uma carta do monte. Então neste caso, bata na mesa e indique que você está com apenas uma carta.
  • Caso alguém diga algo durante o período de silêncio da carta 7, deverá “comprar” uma carta do monte.
A carta de número +4 (curinga) – efeitos no jogo:
  • O seguinte a jogar deverá “comprar” quatro cartas no monte. Se possuir um curinga (+4) poderá utilizá-lo em sua defesa passando para o seguinte o dever de “comprar” mais oito cartas. E assim por diante.
  • O participante que jogou a carta deverá escolher a cor que prosseguirá o jogo.
  • Só poderá ser cortado o jogo nesta carta por outra carta +4.
A carta de número +2 (curinga) – efeitos no jogo:
  • O seguinte a jogar deverá “comprar” duas cartas no monte. Se possuir um curinga (+2) poderá utilizá-lo em sua defesa passando para o seguinte o dever de “comprar” mais quatro cartas. E assim por diante.
  • Só poderá ser cortado o jogo nessa carta por outra carta +2 da mesma cor.
  • O jogo prosseguirá com a cor da carta +2 inserida.
 Jogador possui apenas uma carta – efeitos no jogo:
  • O jogador deverá gritar: UNO ou se estiver em efeito da carta 07, deverá indicar batendo na mesa.
  • Caso não prosseguir na regra anterior e outro participante o adverti-lo o mesmo deverá “comprar” uma carta do monte.
Carta de número 0 (qualquer cor) – efeitos no jogo:
  • O participante poderá utilizá-la para trocar suas cartas com qualquer outro participante do jogo.
  • O participante que tiver que entregar suas cartas ao possuidor da carta 0, não poderá dizer em voz alta as cartas que possui (ética no jogo galera).
Duas cartas de mesmo número e cor – efeitos no jogo:
  • Caso o participante possuir em suas cartas duas ou mais da mesma cor e número, poderá descartá-las em sua jogada.
Carta curinga (circulo cortado ao meio) – efeitos no jogo:
  • O próximo participante não deverá jogar, isto é, pula sua vez seguindo assim ao seguinte.
Carta de número 9 (qualquer cor) – efeitos no jogo:
  • Qualquer participante que inserir esta carta no “bolo” deverá todos os demais bater na mesa e o último a realizar este procedimento deverão “comprar” uma carta no monte.
As demais funções deverão ser seguidas conforme já de costume: cartas de mesmo número ou cor, mesmo símbolos e mesmas funcionalidades.

Observação: Pessoal, estas regras são somente as mais comuns. Mas, cada grupo que irá jogar, poderá ficar bem à vontade para criar suas próprias regras. Isso sim torna esse jogo cada vez mais interessante.

BOM JOGO A TODOS.