APRESENTAÇÃO

Inovação da Informação

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lá vêm os CHINESES

O RAFITUSFLY publicou no dia 16 de Marcos de 2011 a postagem PRECISA-SE DE FUNCIONÁRIOS QUE FALEM EM MANDARIM onde abordava a chegada de uma empresa chinesa em território nacional – Piracicaba. Entramos e analisamos muito a questão da cultura, como os processos seletivos seriam complicados e como a cidade deveria se adaptar para receber esse novo empreendimento. Na revista Você S/A – Edição de Abril/2011 tratou desse mesmo caso, porém em outros casos de novas empresas chegando ao país e de como a cultura deveria ser algo bastante analisado. Vou destacar algumas coisas que achei muito interessante e as demais busque a leitura da matéria na revista.

Gostaria de compartilhar algo como a adaptação dos funcionários com as organizações. Algo que venho destacando muito no blog. COMPORTAMENTO das pessoas. O quanto é difícil ser gestor de pessoas de diversos tipos de comportamento e cultura. Devemos estar preparado com a disseminação dos orientais no nosso país. Virgínia Drummond, professora de gestão intercultural da Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais, destacou que “as prioridades não são as mesmas, as maneiras de gerir também é diferente e, para ficar mais complexo, a cultura organizacional também”. Gostei muito também da experiência de sucesso de Ricardo Pagani, 49 anos, e gerente geral da Foxconn no Brasil, uma empresa chinesa, fabricante de hardware. Ele destaca que um executivo de empresa americana faz um projeto e o apresenta com Power Point. E os chineses entendem isso como propaganda, e não gostam. Se possuir uma idéia e fez um projeto, vá a reunião, peque um flipchart e um pincel e desenvolva sua apresentação escrevendo e dando exemplos ali, na hora, olhando para as pessoas e perguntando se foi claro.

Outro fato extremamente importante, é que os grandes recrutadores estão cientes e passarão por grandes dificuldades em relação à adaptação dos profissionais. Marcelo De Lucca, da consultoria de recrutamento Michael Page, diz que “..., deixamos bem claro no processo de seleção que os chineses não são o tipo de povo que faz grandes esforços para conhecer a cultura local e buscam replicar a cultura chinesa onde estão”. Portanto, pessoal, a adaptação será algo bem complicado aos profissionais que se aventurarão ao entrar em uma empresa de cultura chinesa.

Espero que gostem da matéria, assim como eu achei muito interessante. Adoro processo seletivo e busco sempre me atualizar de o quanto é importante estudarmos as culturas e comportamento das pessoas.

Lêem também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário