APRESENTAÇÃO

Inovação da Informação

segunda-feira, 18 de abril de 2011

RELÓGIOS – Precisa-se de mais funções!


Saiu na revista Exame do dia 20/04/2011, uma matéria muito interessante para os amantes de tecnologia. Como eu sou apaixonado por tudo que tem nos mantido atualizado tecnologicamente, facilitando nossas vidas e nos trazendo informações a toda hora, achei de bom grado inserir uma postagem sobre o assunto no RAFITUSFLY. A matéria chama “A Corrida contra o Tempo” – Felipe Carneiro.

A matéria destaca em relação a tal geração X (faixa etária: nascidos entre 1965 e 1982), que foi a primeira geração a crescer com um computador em casa, e que hoje está totalmente envolvido com grandes tecnologias como: iPad’s, iPod’s, celulares da mais alta tecnologia, etc. e que não estão mais conseguindo utilizar ou adquiri relógios. Isso mesmo, relógios cujo principal função é suprida pelos demais produtos acima indicados. Algo bastante importante esclarecido na matéria é: “apesar de as vendas globais continuarem crescendo, puxadas pelos paises emergentes, futuro da indústria relojoeira é incerto. O perigo já é claro nos paises ricos. Nos Estados Unidos, as vendas estão estagnadas, principalmente no segmento de alto luxo. A expectativa é que o mesmo aconteça no restante do mundo nos próximos anos.” Acontece que hoje todos já estão acostumados a ver horas no celular ou em outros aparelhos práticos a sua volta.

Algo bem interessante que a revista trouxe de informação é a tentativa desesperadora da companhia francesa Hysek de competir no mercado com um produto novo o HD3 Slyde apresentado na feira Geneva Time Exhibition. O relógio é feito de titânio, à prova d’água e com sensor para ajustar automaticamente o brilho do visor de acordo com a luminosidade. A maquininha de pulso possui tela LCD sensível ao toque. Ao deslizar o dedo sobre a tela em sentido horizontal, surgem no visor às opções mais tradicionais, como cronômetro, calendário, fases da lua, fuso horário. O movimento no sentido vertical abre o relógio para fotos, vídeos e para os aplicativos, exatamente como em um smartphone. E futuramente o mesmo terá a possibilidade de sincronização com o computador, através de cabo USB, para acesso a agendas telefônicas e leitura de e-mails. E a famosa HP (Hewlett-Packard) anunciou em fevereiro que está trabalhando em um protótipo de relógio com a tecnologia Bluetooth. O Meta-Watch, como está sendo chamado, se comunicará sem fios com vários aparelhos, podendo dar alertas de chegada de e-mail ou de mensagens no Facebook. Uma opinião importante do maior distribuidor de relógios dos Estados Unidos – Wistman – John Simonian: “Não sei se um sujeito de 40 anos vai gastar oito vezes o valor de um iPad em um relógio que nem chega a ter as funções do tablet”.

Segue alguns tópicos que achei interessante na matéria. E acredito que se as empresas de relógios não começarem a reduzir o custo dos acessórios, com certeza teremos uma grande queda nessas indústrias. O relógio, com certeza, não poderá apenas ter a função de fornecer as horas. Pois, muitas ferramentas mais evoluídas tecnologicamente estão “atropelando” o mercado. Hoje, se não houver diferenciais nos produtos lançados, não haverá espaço. Atualmente, a informação tem sido algo muito valorizado. Equipamentos que transmitem notícias em tempo real, antes de chegar às redes de distribuição como televisão ou rádio. É engraçado, mas é real, hoje as pessoas com relógios em seu pulso, vêem as horas em seus aparelhos de celular ou nos aparelhos embutidos em carros, laptops, iPad’s, etc.

CUIDADO empresas de relógios. O mercado está exigindo algo novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário